Algarve

Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve. E por isso, todos os anos, milhares de turistas as procuram. Trata-se de um património natural que tem vindo a ser aproveitado de forma sustentada, dando origem a espaços de qualidade aptos a responder a diferentes necessidades. Praias para todos os gostos, na sua maioria reconhecidas com a chancela europeia da “Bandeira Azul”. Ao longo de cerca de 200km, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais.

Praias de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas. Irresistível também, é o clima ameno que aqui se vive ao longo de todo o ano. Entre Odeceixe e Vila Real de Santo António, toda a faixa litoral desfruta de um microclima de características mediterrânicas em que as temperaturas variam entre os 15º, no Inverno, e os 30º no Verão. As praias do Algarve constituem, assim, a escolha ideal para umas férias revigorantes.

Albufeira

Primeiro, o mar e as praias famosas, as muitas tonalidades das rochas e falésias. Aqui, a vida tem o ritmo das metrópoles turísticas, em que os corpos que se bronzeiam durante o dia se agitam, quando o sol se põe, nos restaurantes, bares e discotecas que iluminam a noite. Alguns quilómetros para o interior e tudo muda.

Amendoeiras, figueiras, pinheiros e laranjeiras salpicam de verde a paisagem. O rendilhado das chaminés destaca-se do vermelho ocre dos telhados. Aldeias bucólicas convidam a conhecer um quotidiano feito de natureza e tranquilidade. Para que as férias tenham uma dimensão total.

Cabanas de
tavira

Para nascente da Ilha de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita mas extensa língua de areia, antes da última barra da ria para nascente. A praia situa-se em frente à povoação de Cabanas, cuja origem remonta às campanhas de pesca do atum, mantendo-se ainda hoje terra de pescadores. Da comprida marginal de Cabanas espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos. O braço de ria que separa a ilha do continente é já modesto, podendo-se atravessar a nado na baixa-mar. É no entanto de barco o acesso preferencial à ilha, bastam uns quantos minutos para alcançar a praia, a partir de Cabanas. Os passeios pelo areal apetecem, caminhando um pouco é possível aceder a momentos de tranquilidade e isolamento. Voltando a Cabanas, o visitante pode saborear, nos inúmeros restaurantes da marginal, ostras e amêijoas recolhidas nos viveiros próximos, bem como diversos pratos de polvo.

Notas:

De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços sobrelevados existentes.

Acesso:

De barco (embarcações com serviço de táxi) a partir da marginal Cabanas (sinalizada e a cerca de 1.5 Km da EN 125). Estacionamento ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.

Portimão

Com um vasto e espaçoso areal, que se espraia por mais de 1Km, protegido por arribas de tons quentes e esteticamente recortadas, a Rocha é o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes, sendo uma das praias mais conhecidas do país. Tendo sido objecto de um projecto de requalificação, a praia possui agora uma rede de largos passadiços que percorrem praticamente todo o areal, ao longo dos quais se multiplicam os equipamentos de apoio aos utentes da praia. Já na Avenida que acompanha a frente de mar da Rocha, sucedem-se hotéis, bares, esplanadas, discotecas e um casino, culminando na Marina de Portimão, diversificando a oferta turística e emprestando muito colorido e animação à praia. Dos miradouros altaneiros existentes nas extremas da praia, os Três Castelos a poente e a Fortaleza de St.ª Catarina de Ribamar a nascente, já na entrada da barra do Rio Arade, o visitante depara-se com uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha de costa entre a cénica Ponta João d´Arens e o Farol da Ponta do Altar. Também a foz do Rio Arade e a já próxima Serra de Monchique, marcam a paisagem. Apesar da forte componente urbana e turística que caracteriza a envolvente da Rocha, a paisagem natural parece ainda sobrepor-se, tanto pela imponência como pela beleza.

Notas:

Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.

Acesso:

Viário alcatroado através da cidade de Portimão, seguindo as indicações para a Rocha. Estacionamento ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul/sudoeste.

Vilamoura

Vilamoura é uma história de sucesso. O maior, mais completo e diversificado empreendimento turístico da Europa transformou-se num lugar único para viver ou para desfrutar um período de férias. O sonho começou há cerca de 40 anos e não parou de se concretizar. Das ideias e planos no papel chegou-se à realidade de hoje. Destino singular no panorama turístico nacional e internacional, Vilamoura é a resposta certa para quem procura um lugar especial. Ao clima ameno e às belezas naturais, aliou-se um desenvolvimento sustentado e sustentável. Vilamoura cresceu mas preservou a sua herança ambiental. Infra-estruturas, arranjos paisagísticos, vias de acesso, unidades hoteleiras, complexos habitacionais, equipamentos desportivos e de lazer obedecem, com rigor, à palavra qualidade.

Este desenvolvimento harmonioso é a principal imagem de marca de Vilamoura no início do novo milénio. Da esplendorosa Marina aos prestigiados campos de golfe, passando pela rica e diversificada zona comercial, Vilamoura oferece de tudo. Com tranquilidade e bom gosto. Por aqui, os dias são uma sequência de momentos inesquecíveis. Num barco à vela, num jogo de golfe, num passeio à beira-mar ou na adrenalina de um salto radical. As noites, cheias de vida, são o culminar perfeito de um dia intensamente vivido. Uma esplanada debruçada sobre a Marina convida a um brinde ao melhor que a vida oferece: Vilamoura, é assim.

Guia de atividades

Descarregue o nosso Guia com toda a informação sobre as atividades que pode fazer nestas regiões do algarve.

Descarregar guia
ssdsd